O termo “Metaverso” foi cunhado pelo escritor de ficção científica Neal Stephenson em seu livro “Snow Crash” de 1992, e desde então tem sido usado para descrever um ambiente virtual 3D persistente e expansível que é habitado por avatares, onde as pessoas podem interagir e criar conteúdo.
O Metaverso é um termo que se refere a um ambiente virtual tridimensional persistente e expansível, onde as pessoas podem se conectar, interagir, criar conteúdo e viver experiências imersivas em tempo real. É um conceito que tem sido popularizado por escritores de ficção científica e, mais recentemente, tem sido discutido por empresas de tecnologia como um futuro potencial da internet.
As empresas de tecnologia que estão investindo no Metaverso incluem o Facebook, Microsoft, Google, Amazon, NVIDIA, Roblox, entre outras. Cada uma dessas empresas tem sua própria visão do que o Metaverso pode ser e está trabalhando em seus próprios projetos para torná-lo uma realidade.
O Facebook, por exemplo, tem um projeto chamado “Horizon Workrooms”, que é uma experiência em realidade virtual que permite que as pessoas trabalhem juntas em um ambiente virtual 3D. A Microsoft está desenvolvendo o “Mesh”, uma plataforma para experiências de realidade mista e virtual que pode ser acessada em vários dispositivos.
A Amazon, por sua vez, tem investido em tecnologias de realidade aumentada e virtual para melhorar a experiência de compra online, enquanto a NVIDIA está trabalhando em tecnologias de renderização em tempo real que permitem que as pessoas criem conteúdo mais facilmente para o Metaverso.
O Roblox, por outro lado, é uma plataforma de jogos que já existe há alguns anos e que é frequentemente mencionada como um exemplo do que o Metaverso poderia ser. A plataforma permite que os jogadores criem seus próprios jogos e experiências em um ambiente virtual 3D, e é frequentemente usada por adolescentes e jovens adultos.
Em resumo, o Metaverso é um conceito de ambiente virtual 3D que está sendo explorado por várias empresas de tecnologia. Cada uma dessas empresas está trabalhando em projetos diferentes para tornar o Metaverso uma realidade e é possível que, no futuro, possamos ver uma versão do Metaverso que seja uma parte integrante de nossas vidas digitais.
Recentemente, o Metaverso tornou-se um tópico de discussão popular no mundo da tecnologia, com várias empresas, incluindo Facebook, Microsoft e Roblox, anunciando planos de desenvolver suas próprias versões. No entanto, ainda não está claro se o Metaverso se tornará uma realidade popular ou se será apenas uma ideia utópica.
Em termos de popularidade, é justo dizer que o Metaverso ainda não floppou, mas também não é uma realidade dominante. Há muita especulação em torno do Metaverso, com alguns entusiastas prevendo que ele será o próximo grande avanço na tecnologia, enquanto outros são céticos em relação a sua viabilidade.
Embora ainda haja muito trabalho a ser feito antes que o Metaverso se torne um ambiente virtual viável e acessível, já existem muitos exemplos de jogos e experiências de realidade virtual que oferecem um vislumbre do que pode ser possível no futuro. No entanto, ainda não está claro se esses jogos e experiências são apenas uma moda passageira ou se são a base para algo maior.
No geral, é difícil prever se o Metaverso será um sucesso ou um fracasso. Há muitas questões técnicas, de infraestrutura e de privacidade que precisam ser resolvidas antes que o Metaverso possa se tornar uma realidade viável. No entanto, com o rápido avanço da tecnologia, é possível que o Metaverso se torne uma parte importante de nossas vidas no futuro próximo.
Atualmente, ainda não há um único Metaverso dominante, mas há várias plataformas e experiências que se aproximam do conceito de um ambiente virtual persistente em 3D. Algumas das opções mais conhecidas são:
- Second Life – é uma plataforma de mundo virtual criada em 2003, que permite que os usuários criem seu próprio avatar, interajam com outros usuários e criem conteúdo. A plataforma foi popular em sua época e, embora tenha perdido grande parte de sua popularidade, ainda tem uma base de usuários leais.
- Minecraft – embora originalmente lançado como um jogo de construção em 2009, o Minecraft evoluiu para uma plataforma que permite aos usuários criar e compartilhar seus próprios mundos virtuais. Os jogadores podem criar seus próprios avatares, construir estruturas e jogar com outros jogadores online.
- VRChat – é uma plataforma de chat em realidade virtual que permite que os usuários criem seus próprios avatares e interajam com outros usuários em um ambiente virtual 3D. Os usuários também podem criar seus próprios mundos virtuais e compartilhá-los com outros usuários.
- Decentraland – é uma plataforma de mundo virtual que usa blockchain para criar um ambiente virtual persistente em 3D. Os usuários podem criar seus próprios avatares e comprar terrenos virtuais, onde podem construir suas próprias estruturas e experiências.
- Roblox – é uma plataforma de jogos que permite que os usuários criem seus próprios jogos e experiências em um ambiente virtual 3D. A plataforma é popular entre crianças e adolescentes, e muitos jogadores usam a plataforma para criar e compartilhar seus próprios jogos.
- Sansar – é uma plataforma de mundo virtual criada pela Linden Lab, a mesma empresa que criou o Second Life. Os usuários podem criar seus próprios avatares e explorar mundos virtuais criados por outros usuários.
Embora essas plataformas não sejam tecnicamente Metaversos completos, elas compartilham algumas características do conceito, como a criação de avatares, a interação com outros usuários e a possibilidade de criar e compartilhar conteúdo. À medida que a tecnologia evolui, é possível que essas plataformas se desenvolvam em direção a uma versão mais completa e integrada do Metaverso.
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